13º foi conquistado com luta

novembro 25, 2021 0 Por Diretoria

Você sabia? O tão esperado 13º salário foi conquistado em um período de grandes lutas

No mês de dezembro, os trabalhadores brasileiros aguardam ansiosos pelo 13º salário, mas nem sempre foi assim. A década de 1960 foi marcada por um período de grandes lutas, entre as reivindicações, estava presente a do 13º salário.

O abono natalino, como era chamado, dependia das lutas de cada categoria e, mesmo assim, não era garantido, ficava a mercê do “humor” da chefia. Em 1962, em meio a efervescência das lutas, foram organizadas mobilizações com milhares de trabalhadores. A greve geral conseguiu garantir o direito ao 13º salário após oito dias de paralisação.

Todos os direitos colocados nessa série de postagens foram conquistados a duras penas por aqueles que vieram antes de nós. A prefeitura e o governo federal caminham juntos para tentar retirá-los dos trabalhadores, cabe a nós lutar para garantir melhores condições de vida e de trabalho.

Por isso, valorize todos aqueles que lutam para garantir seus direitos e conquistar outros! Valorize o Sindicato!

ATENÇÃO: O 13º é proporcional aos meses trabalhados e a primeira parcela deve ser paga no dia 30/11

Se tiver dúvidas, entre em contato com o Sindicato pelo e-mail duvidas@sinprosasco.org.br

Fonte: Imprensa do SISMMAC e do SISMUC