9 de JULHO: Dia da Luta Operária

9 de JULHO: Dia da Luta Operária

julho 8, 2021 0 Por Diretoria

Em 9 de Julho deste 2019 comemora-se, pelo quinto ano, o Dia da Luta Operária. A data foi instituída pela lei municipal 16.634 de 2017, de autoria do vereador Antonio Donato (PT).

Ele explicou que a motivação para tal proposição foi homenagear os trabalhadores, em nome do o sapateiro José Martinez, assassinado pela repressão na Greve Geral de 1917.

Em 2017 comemorou-se, também, o centenário da primeira greve geral do Brasil. A data representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes insalubre e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve. A intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de 21 anos.

O episódio fez recrudescer o movimento grevista. Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez.

Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram alguns êxitos, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa.  

FONTE: UNESP

Fotografia que ilustra essa reportagem é de Martinez em nota sobre seu falecimento publicada no jornal ‘A Plebe’, n. 6, 21 de julho de 1917.

Imagem: Centro de Documentação e Memória (CEDEM)/UNESP