Coronavírus: suspensão de aulas é mantida em São Paulo

Coronavírus: suspensão de aulas é mantida em São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 27/05, um novo modelo de quarentena no estado. A quarentena foi prorrogada até o dia 15 de junho, mas haverá flexibilização da medida em algumas regiões a partir de 1º de junho para a retomada da atividade econômica.

Não houve definição para qualquer flexibilização de atividades educacionais no estado. A suspensão de aulas permanece, e as escolas continuam fechadas.

O plano de reabertura das atividades autoriza que podem funcionar na capital paulista, com restrições, atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shoppings centers a partir de 1º de junho. Mas, mesmo autorizado por parte do governo do estado, o prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB), afirmou que antes será preciso aval da vigilância sanitária municipal.

Segundo o governo, a interdição total de espaços como teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações permanece válida. A reabertura desses setores está prevista na fase cinco, mas nenhuma região chegou a esse patamar. A retomada de aulas presenciais no setor de educação e o retorno da capacidade total das frotas de transportes seguem sem previsão.

Segundo o entendimento do governo, as escolas são um dos setores que têm alto nível de vulnerabilidade econômica e, portanto, estão entre as prioridades, ao lado da economia criativa, salões de beleza, academias e restaurantes, por exemplo.

No entanto, na escala gradual da reabertura a educação é colocada junto ao comércio, como um serviço que não obedecerá às mesmas regras que os demais e com plano “a ser definido”.

Quadro de retomada – Um protocolo de retomada de atividades econômicas foi elaborado. Esse protocolo enquadra o estado em cinco fases e relaciona as regiões conforme os parâmetros de saúde.

Veja no quadro abaixo:

As fases de flexibilização e as regiões onde passam a ser aplicadas:

Fase 1 – liberação apenas de serviços essenciais, como está agora
Regiões: Baixada Santista, Registro (Vale do Ribeira) e Grande São Paulo.
Abertos somente os serviços essenciais.

Fase 2 – momento de atenção da pandemia com liberações eventuais
Regiões: cidade de São Paulo, São José do Rio Preto, Araçatuba, Taubaté, Campinas, Marília, Sorocaba, Piracicaba, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto e Franca.
Aberto com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shoppings.

Fase 3 – momento controlado da pandemia com maior liberação de atividades
Regiões: Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara/São Carlos. Aberto com restrições: bares e restaurantes, comércio, shopping e salões de beleza.
Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.

Fase 4 – momento decrescente da pandemia com menores restrições
Regiões: nenhuma.
Aberto com restrições: bares e restaurantes, comércio, shopping, salões de beleza e academias.
Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.

Fase 5 – momento de controle da pandemia e liberação de todas as atividades com protocolos
Regiões: nenhuma. As atividades podem ser retomadas.

Veja vídeo abaixo:

Com informações da Fepesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×