Assembleia de professores do Ensino Superior

Assembleia de professores do Ensino Superior

outubro 26, 2020 0 Por Diretoria

Novas matrículas no ensino superior on-line disparam
Valor Econômico; 26/10
https://glo.bo/2Tx0UpL

Com a pandemia, o número de calouros na graduação on-line disparou neste ano. O volume de ingressantes em cursos a distância no ensino superior privado deve ficar em 1,5 milhão contra 1 milhão no presencial, segundo estimativas da Hoper, consultoria especializada em educação. Em 2021, a projeção é que a diferença entre as duas modalidades chegue a 600 mil alunos.

O número de ingressantes em cursos a distância superou o de graduações presenciais pela primeira vez no ano passado, de acordo com o censo do ensino superior do Ministério da Educação (MEC), divulgado na sexta-feira. Em 2019, 51,6% dos calouros se inscreveram em cursos digitais, segundo a Hoper, que considera apenas ingressantes que participaram  de vestibular e não contabiliza aqueles que entraram por meio de transferência de outros cursos ou instituições.

SINDICATOS CONVOCAM ASSEMBLEIA

Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 14h

Sindicatos enviarão link de acesso!

Os sindicatos integrantes da Fepesp estarão convocando, a partir de agora, assembleia de professores e de auxiliares de administração escolar para deliberar sobre proposta de renovação da sua convenção coletiva de trabalho. Nesta quinta-feira, 22/10, a Federação promoveu reunião estadual do seu Conselho de Entidades Sindicais (CONES) para discutir propostas formalizadas pelas mantenedoras de instituições de ensino superior privadas e encaminhar sua deliberação pelas categorias.

“Depois de um longo processo de negociação, que se estendeu também pelas limitações impostas pela pandemia, chegamos a um ponto em que os professores e os auxiliares devem ser chamados a discutir e deliberar suas opções”, diz Celso Napolitano, que coordena a comissão de negociação dos sindicatos.

As negociações para a renovação da convenção coletiva no Ensino Superior foram iniciadas em fevereiro. Além das restrições impostas pelo distanciamento social necessário ao enfrentamento do coronavírus, o patronal claramente se aproveitou da pandemia para reclamar de dificuldades e atrasar as negociações. Com a argumentação e insistência dos sindicatos, houve acordo pela manutenção inalterada de todas as cláusulas sociais da convenção, e de se ampliar a sua duração por dois anos, até fevereiro de 20122.

Assembleia virtual, prazos – Os decretos que regulamentam o período de emergência provocado pela pandemia previam, inicialmente, autorização para assembleias e eleições sindicais apenas até 31 de outubro. Mas esse entendimento foi alterado pela redação do Artigo 7º da Lei 14.030, que estende esse prazo até 31 de dezembro de 2020:

Art. 7º  As associações, as fundações e as demais sociedades não abrangidas pelo disposto nos arts. 1º, 4º e 5º desta Lei deverão observar as restrições à realização de reuniões e de assembleias presenciais até 31 de dezembro de 2020, observadas as determinações sanitárias das autoridades locais.

Link para participar da reunião

https://meet.google.com/arq-arjt-ipp?pli=1&authuser=2

FONTE: FEPESP