Governo de São Paulo deve estender quarentena até o dia 23 de abril

Governo de São Paulo deve estender quarentena até o dia 23 de abril

Governo de SP determinou quarentena em todo o Estado desde 24/03; agora, medida poderá se estender um pouco mais.

O governador João Doria (PSDB) deverá estender a quarentena no estado de São Paulo até o próximo dia 23 de abril — ou seja, depois dos feriados de Páscoa e Tiradentes. O anúncio deverá ser feito ainda na manhã desta segunda-feira (6), após um encontro do governador com empresários.

Doria tem se reunido semanalmente com diferentes segmentos do empresariado para ouvir demandas e sugestões dos setores para enfrentar o aspecto econômico da crise provocada pela pandemia do Coronavírus.

Em reuniões com seus auxiliares no final de semana, avançou a possibilidade de flexibilização gradual para determinados segmentos, o que também poderá ser comunicado nesta segunda.

Doria instituiu por decreto estadual, desde o último dia 24 de março, quarentena em todo o Estado no período de quinze dias, ou seja, até amanhã, terça-feira (7). A medida fez com que comércios e estabelecimentos não considerados essenciais ficassem fechados nos 645 municípios.

O governador João Doria dará entrevista ao programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan, nesta segunda, às 19h, com transmissão em jp.com.br e pelo canal do YouTube.

Leia Também:
Perguntas e respostas sobre as Medidas Provisórias do governo em relação aos diretos dos professores
Comunicado importante do Sinprosasco às escolas de educação infantil da nossa base

Histórico

João Doria determinou quarentena em todos os 645 municípios do Estado a partir de 24/03. Durante 15 dias, a medida impõe o fechamento do comércio, exceto serviços essenciais de alimentação, abastecimento, saúde, bancos, limpeza e segurança.

A quarentena foi anunciada no início da tarde deste sábado (21), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. O decreto com o detalhamento das proibições e exceções será publicado em edição extraordinária no Diário Oficial do Estado.

“Isso implica na determinação, ou seja, na obrigação do fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população. Essa medida poderá ser renovada, estendida ou suprimida se houver necessidade”, disse o Governador João Doria. A medida visa proteger a saúde pública e reduzir a disseminação do novo Coronavírus.

O fechamento do comércio atinge todas as lojas com atendimento presencial, inclusive bares, restaurantes, cafés e lanchonetes. Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só poderão atender pedidos por telefone ou serviços de entrega.

Só ficarão abertos estabelecimentos com atendimento presencial que prestam serviços considerados essenciais – a quarentena não afeta o funcionamento de indústrias. O decreto assinado por Doria listas as exceções em seis categorias distintas.

Nos serviços de saúde, está liberado o funcionamento de hospitais, clínicas – inclusive as odontológicas – e farmácias. No setor de alimentação, podem funcionar supermercados, hipermercados, açougues e padarias – que não poderão permitir o consumo no estabelecimento durante a quarentena.

No setor de abastecimento, poderão atuar normalmente transportadoras, armazéns, postos de gasolina, oficinas, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais.

Os demais setores que poderão oferecer serviços durante a quarentena são: empresas de segurança privada; empresas de limpeza, manutenção e zeladoria; bancos, lotéricas e correspondentes bancários.

O aumento nas restrições de circulação tem respaldo do Centro de Contingência contra o Coronavírus. “São medidas importantíssimas, no tempo adequado e respaldadas por todos os critérios científicos”, disse o médico infectologista David Uip, que coordena o grupo de especialistas.

O cumprimento da quarentena será fiscalizado pelo Estado e também pelas prefeituras. O Governador também disse que aglomerações e festas ao ar livre, como os chamados “pancadões”, são considerados ilegais e deverão ser coibidos pela Polícia Militar não apenas na Grande São Paulo, mas também no interior e no litoral do estado.

Com informações do Governo do Estado e da Jovem Pam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×