Mesas sobre Educação no SICED são apoiadas pelo Sinprosasco

Mesas sobre Educação no SICED são apoiadas pelo Sinprosasco

outubro 14, 2021 0 Por Diretoria

O IV Seminário Interamericano de Desenvolvimento Regional (Siced) que acontece entre os dias 18 a 22 de outubro de 2021 foi criado para discutir problemas e soluções para desenvolvimento da Região Oeste.

O tema deste ano é `”Construindo cenários, análises e propostas para o desenvolvimento sustentável”.

O Seminário cresceu e conta com debatedores e participantes internacionais. O objetivo é promover o debate público sobre o desenvolvimento. Haverá, durante o evento, 35 mesas. Entre elas, duas sobre educação.

Uma sobre o papel do Ensino Superior e do Docente no desenvolvimento Regional e outra sobre o papel do Ensino Básico. Ambas apoiadas pelo Sinprosasco.

A mesa: “O Papel Docente e da Educação Básica no Desenvolvimento Regional” acontecerá no dia 19 de outubro das 19h às 21h.

Confira o currículo dos participantes da mesa:

Professor Doutor Almerico Lima; fone: 71 981041462
E-mail: almericolima@gmail.com CPF: 178.186.215.04   Educador popular, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão da Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia (REDEEPT), Químico, Pedagogo e Doutor em Educação.  Foi diretor de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego e Superintendente de Educação Profissional da Bahia. Atualmente é Coordenador Executivo de Acompanhamento de Políticas Sociais do Governo da Bahia.
Professora Doutora  Maria Selma de Moraes Rocha (USP)
Fone: 3668-5329/ 98641-2994
E-mail:  mselmamrocha@gmail.com CPF: 934.449.588-20   Doutora em História Social –Departamento de História – FFLCH -USP Mestre em História Econômica  pela FFLCH- USP Graduada (Licenciatura Plena) em História pela FFLCH- USP Docente contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2018. Membro do Conselho Municipal de Educação entre 2014-2020 Membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (1996-2021) Diretora da Escola Nacional de Formação- FPA entre 2013- 2020 Diretora da Fundação Perseu Abramo entre 2003 – 2012 Consultora em educação da Federação Israelita de São Paulo (2007-2010) Membro da Comissão Própria de Avaliação do SENAC (2003-2005) Consultora do Senac. 2003-2007) Consultora do Programa Nacional de Formação de Dirigentes Municipais de Educação- Pradime – MEC (2003 a 2005) Professora de Metodologia, maio de 2001 a 2005, no curso de Pós-Graduação Latu Sensu para professores de Educação Infantil. e de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental (Convênio Sinpro-PUC-SP). Consultora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec (2004-2011) Conferencista na área de educação: seminários e palestras em eventos e instituições educacionais. Consultora na área de educação das Secretarias Municipais de Educação de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra,  São Carlos,  Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro (2002), Mauá. Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001). Secretária Municipal de Educação de Santo André (1997-2000) Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000). Professora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1990-2000). Disciplina: História do Pensamento Político Brasileiro. Professora do Curso de Extensão (COGEAE-PUC): Expansão Colonial, Mercantilismo e Formação dos Estados Nacionais (1992). Professora do Curso de Extensão (COGEAE-PUC): A Identidade do Exército Brasileiro 1945-1964 (1993) Professora do Departamento de História da PUC (1994).Disciplina: Historiografia Brasileira. Professora do Curso de Extensão (COGEAE-PUC) História, Historiadores, Historiografia (1995 a 1996). Professora da UNIA – Centro Universitário de Santo André desde agosto de 1999. Disciplina: História da Filosofia. Assessora da Secretaria Municipal de Educação de SP (1989-1992). Assessora (área de Educação) na Câmara Municipal de Educação (1992 a 1996). Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/2766889783202213
Professor Irandy Marcos da Cruz (Universidade Mackenzie)
Fone: 99312-2551
E-mail:  irandy@kaptiva.com.br CPF: 164.876.408-83     Mestre pela FEA/USP na área de Recursos Humanos, com pós em Gestão do conhecimento FIA/USP, é formado em Administração pela FEA/USP, tem desenvolvido estudos e trabalhos sobre: Teorias de Gestão;Empreendedorismo;Gestão de Pessoas;Educação Corporativa. Atualmente leciona a disciplinas relacionadas a Gestão na Era do Conhecimento e Gestão de Pessoas nos programas de MBAs e Pós-graduação da Universidade Mackenzie e FIA/USP.   Em paralelo às atividades docentes, conduz ações de consultoria em projetos de Educação Corporativa e Programas de Formação Corporativa em empresas como GERDAU, ABAC, ESPM e MACKENZIE, pela Kaptiva Soluções Educacionais onde é CEO.   Pela Fundação Instituto de Administração, coordenou projetos de aplicação da internet como ferramenta de formação e foi consultor na implantação do Laboratório de Aprendizagem LAE/FEA-USP.   Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/590075530412216  
                                 
Mediador Professor Márcio Noseda (SINPROSASCO) Fone: (11) 99478-4779 E-mail: marcionoseda@gmail.com CPF: 154.001.888 – 18   2019 – 2020 – Pós – Gradução MBA – Gestão Escolar USP – ESALQ 1994-1998 – Graduação em História. Universidade de São Paulo. 1996 à 1998 – Graduação em Licenciatura Plena de História. Universidade de São Paulo.   Diretor de Formação política – SINPROSASCO   Escola Granja Viana Vinculo Institucional – 2002 – Atual Professor de História – Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Colégio Sidarta Vinculo Institucional – 2005 a 2020. Professor de História – Ensino Fundamental II e Ensino Médio Coordenador do Projeto Social – ACESSO (vestibulinho); Responsável do Ciclo de Debate Estudantil, Responsável pela orientação e estudo para os vestibulares e pela Plataforma de Simulados Evolucional. Rede Pública do Estado de São Paulo Vinculo Institucional – 1994 a 2010 Professor de História Concursado – Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos.  

O evento é gratuito e acontecerá de forma online e para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site https://www.even3.com.br/IV_SICED fornecendo nome e e-mail pelo qual o participante receberá as informações e horários das mesas.