Nota de pesar pelo falecimento do professor Espinosa

Nota de pesar pelo falecimento do professor Espinosa

O Sinprosasco lamenta a morte do grande amigo e companheiro de luta, o professor ANTÔNIO ROBERTO ESPINOSA.

O Sinprosasco vem por meio desta, expressar profunda tristeza com a notícia do falecimento do estimado amigo e companheiro de lutas, Antônio Roberto Espinosa.

Atualmente Espinosa trabalhava como professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco, no curso de Relações Internacionais. Jornalista, militante pró-democracia, lutou contra a ditadura militar, integrando a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares).

Em julho de 1968, então com 21 anos e cursando o primeiro ano de filosofia na USP, participou ativamente da mobilização de estudantes e sindicalistas, que ficou conhecida internacionalmente como a Greve da Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), na época uma das maiores metalúrgicas da América Latina.

Compartilhamos da dor dessa perda com amigos e familiares.

Nossos pêsames,
Respeitosamente,

Currículo

Professor Adjunto de Pensamento Político e Relações Internacionais Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, campus Osasco). Membro das Câmaras de Pós-Graduação e de Extensão e Cultura, bem como da Comissão de Relações Internacionais da mesma universidade. Conselheiro titular da cadeira Ensino Superior do Conselho Municipal de Cultura de Osasco. Ex-professor de Política Internacional da Escola Superior Diplomática (ESD) e de Relações Internacionais e Blocos Econômicos do Centro Universitário Fieo (Unifieo). Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1976, especialista em Relações Internacionais, pós-graduado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2005, com a dissertação O ônus da prova neoconservadora, e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese A sombra dos Leviatãs, aprovada com distinção e louvor e recomendada para publicação em 27/6/2011. É autor, dentre outras obras, de Abraços que sufocam – E outros ensaios sobre a liberdade (São Paulo: Viramundo, 2000).

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×