Delegado sindical: o sindicato no local de trabalho

Está na Convenção Coletiva: nas escolas ou instituições de ensino superior é possível fazer a eleição de delegado sindical ou delegado representante.

O delegado cumpre um papel político fundamental, já que é o elo entre o Sindicato e os professores em seus locais de trabalho. Ele mantém os seus colegas sempre informados sobre as ações e chamadas do sindicato e também leva ao Sinprosasco as demandas do corpo docente.

Ao estimular o debate com os professores nos locais de trabalho, o delegado ajuda a fortalecer as ações do sindicato em defesa dos direitos da categoria e das lutas coletivas. O corpo docente, no entanto, não transfere para o delegado a responsabilidade que precisa ser de todos: a participação no sindicato e o poder de decidir sobre temas de interesse de todos os professores.

O delegado sindical tem mandato de um ano e goza de estabilidade no emprego até o final do semestre em que sua gestão se encerrar. A eleição é feita dentro da escola ou faculdade, por voto secreto de pelo menos metade mais um do corpo docente. Os candidatos devem ser sindicalizados e ter pelo menos um ano trabalhando na instituição.