12/09/2018

Quem ensina é professor, e professor é quem tem vínculo com a escola. Convenção coletiva indica as formas de contratação de professoras e professoras na rede privada de São Paulo. Terceirização quebra vínculo, precariza qualidade do ensino. Por isso –  se a escola falar em terceirizar, procure imediatamente o seu sindicato!

O que é a terceirização da atividade fim de uma empresa? Essa é a possibilidade de que qualquer negócio – seja loja, fábrica ou escola – em não se preocupar em manter seu próprio pessoal e buscar substitutos em leilão no mercado de trabalho para executar tarefas que são próprias de seu ramo de atividade.

Apesar de criar um relacionamento precário, a terceirização de trabalho era entendida como aceitável quando aplicada à atividades não principais de uma firma, como serviços de limpeza ou transporte, por exemplo. A terceirização de atividade-fim, como autorizada agora pelo STF, permite abandonar completamente a carteira de trabalho e buscar em cooperativas mão de obra mais barata – e sem direitos.

Para professores, essa terceirização rompe com o ambiente de estudo ao afastar o docente do vínculo com seus estudantes, além de precarizar ainda mais o ensino.

Terceirização irrestrita“é a barbárie”, sintetiza o juiz Souto Maior neste clipe de campanha da Fepesp. Veja abaixo: