Palavra do Presidente do Sinprosasco à categoria

O compromisso do Sinprosasco é ampliar e fortalecer os interesses e conquistas da categoria.

Prezadas Professoras e Professores da região de Osasco, Carapicuíba, Barueri e Cotia, o Sinprosasco vem, por meio de seu Presidente, prestar contas das ações desenvolvidas durante o ano de 2019.

Iniciamos relatando a grande dificuldade de mobilização da categoria profissional exatamente pelo momento político e econômico que atravessamos, com um governo que pretende acabar com todos os direitos conquistados por meio de muita luta durante mais de cem anos.

Mesmo com toda dificuldade e ataques com medidas provisórias e desinformação através da grande mídia, conseguimos realizar atividades políticas e de crescimento da representatividade de nossa base, pois éramos em torno de 1.000 associados no início do ano e chegamos agora, ao término de 2019, com 1440 associados. Acreditamos que estamos no caminho certo, buscando atender os anseios da categoria.

Convido-os a relembrar algumas ações do Sindicato dos Professores de Osasco e Região:

Iniciamos o ano de trabalho com uma assembleia com ponto abonado, em 28 de fevereiro, na qual tiramos nosso plano de ação; 22 de março foi um dia de luta contra a famigerada reforma da previdência que os legisladores, eleitos por nós, aprovaram em 12 de novembro; 23 de março realizamos outra assembleia para deliberar os rumos da campanha salarial ou se aceitaríamos a proposta patronal.

Nesta assembleia decidimos por assinar a proposta 1, que era basicamente a manutenção da convenção anterior com reajuste e PLR, no entanto , quando levamos para assinatura dos mantenedores, eles se recusaram e tivemos que entrar com dissídio coletivo – o qual, até a presente data, não foi julgado.

Em 28 de março realizamos outra assembleia para decidir sobre a possibilidade do dissídio Coletivo de Trabalho; em 1º de maio realizamos protesto nas ruas contra o fim da aposentadoria e os desmandos governamentais; em 15 de maio participamos da Greve Geral da Educação.

Também em maio desenvolvemos o novo portal de notícias do Sinprosasco: responsivo, de fácil acesso no celular e tablet. Além disso, o site é voltado à produção de notícias segmentadas por categorias (Educação, Economia, Saúde, Política, Direito e Trabalho); também disponibilizamos a opção de cadastro de newsletter e menus para consulta das convenções coletivas. No menu “Fale Conosco” o professor pode tirar dúvidas, pedir orientações e realizar denúncias sigilosas.

Em 15 de junho fomos para a Greve Geral com atos no calçadão de Osasco, com passeata pelas ruas do centro e Avenida dos Autonomistas; à tarde fomos todos para a Avenida Paulista continuar nosso ato político.

Providências e ações

Em 13 de agosto, o Sinprosasco e os professores participaram do Ato Unificado em defesa da Educação – Dia Nacional de Mobilização; em setembro e outubro respondemos várias solicitações do Ministério Público com pedido de investigação em escolas de Ensino Superior em relação aos professores prestadores de serviço como Pessoa Jurídica (MEI), o que entendemos estar errado.

Em 18 de novembro realizamos nossa assembleia de previsão e aprovação orçamentária. Nesta ocasião a categoria definiu os rumos financeiros do Sindicato para 2020.

Ações Pontuais

– O Sinprosasco cobrou providências da Fito Osasco quanto à eleição para Diretoria de Educação – 14/09/2019

– Houve audiência pública para discutir as demissões de professores do ensino superior em São Paulo – 12/09/2019.

– Assembleia de resistência aos desmandos da Laureate – 26/06/2019.

– Ofício enviado às escolas e contabilidades sobre a Greve Geral do dia 14 de junho.

– O Sinprosasco ganhou ação judicial contra escola que não descontou a mensalidade associativa – 02/05/2019

– Realizamos assembleia com os professores da Anhanguera – 29/04/2019.

– Realizamos reunião com o RH da FNC/Estácio e eles se comprometeram a pagar os salários atrasados – 06/09/2019.

– Houve audiência pública na Assembleia Legislativa sobre Ensino a Distância – 04/09/2019.

Eleições

Conforme nossa convenção coletiva, escolas e faculdades têm direito a ter um Representante Sindical. Ele cumpre um papel político fundamental, já que é o elo entre o Sindicato e os professores em seus locais de trabalho. Procedemos com a eleição em algumas escolas:

– Sesi (eleição realizada por aclamação em fevereiro, no dia de ponto abonado)

– Eleição para Delegado Sindical no Colégio Objetivo de Osasco – 28/03/2019

– Eleição para Delegado Sindical no Colégio Nossa Senhora dos Remédios – 26/08/2019

– Eleição para Delegado Sindical na Fito Osasco –16/09/2019

– Eleição para Delegado Sindical no Mackenzie Colégio e Faculdade – 05/11/2019

Por fim, mas não menos importante, durante o ano de 2019 ainda ampliamos nossa rede de atendimento aos associados, por meio de vários convênios com clínicas odontológicas, médicas, colônias de férias, rede de hoteleira, entre outros. Para conferir a relação completa, clique aqui.

Estaremos juntos em 2020 para mais trabalho e luta. Esperamos contar com o apoio e a participação da categoria hoje e sempre!

Feliz 2020!