PAULO FREIRE, 101 ANOS

PAULO FREIRE, 101 ANOS

setembro 19, 2022 0 Por editorsinprosasco

Neste dia 19 de setembro comemoramos os 101 anos de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife em 1921. Cursou direito e atuou  como professor de língua portuguesa e na década de 1960 desenvolveu uma experiência inédita e revolucionária de alfabetização de adultos. Essa experiência fez Paulo Freire ser reconhecido internacionalmente.  No Brasil, o então presidente João Goulart incorporou essa experiência no Plano Nacional de Alfabetização, visando multiplicar o feito de Paulo Freire nos quatro cantos do país para erradicar o analfabetismo no Brasil.

No entanto, com o golpe militar em 1964, Paulo Freire foi preso por 72 dias, acusado de traição e obrigado a se exilar do país e o Plano Nacional de Alfabetização foi extinto sob o temor de que ele seria um causador de revoltas.

Paulo Freire desenvolveu, ao longo da sua vida, uma concepção de Educação que a coloca no centro do processo de transformação social, pois colocava os estudantes como sujeitos do processo histórico e protagonistas das suas vidas, possibilitando o reconhecimento dos seus direitos. Para ele, a educação é um processo de tomada de consciência de cada indivíduo, é um caminho para tornar-se consciente de si mesmo, consciente do mundo e consciente de sua participação na sociedade. Para o filósofo e educador, a relação pedagógica não pode nunca estar desvinculada das condições concretas de vida.

Paulo Freire / Foto: Reprodução – A casa de vidro

Nesse sentido, o diálogo é um fator fundamental e central no processo educativo. É por isso que a pedagogia freireana é considerada uma pedagogia dialógica, isto é, uma pedagogia do diálogo. Nessa proposta, os saberes de professores e estudantes, educadores e educandos, se encontram na construção de novos saberes e conhecimentos.

“Transformar os alunos em objetos receptores é uma tentativa de controlar o pensamento e a ação, leva homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibe o seu poder criativo.” (Paulo Freire)

Para Paulo Freire, em sua célebre obra Pedagogia do Oprimido, a educação deve ser entendida como um ato político que busca libertar os indivíduos por meio da consciência crítica. Por isso, a educação não é um processo neutro e a imparcialidade é um mito. Afinal, nas palavras do filósofo,

“Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?”

A educação é, para Paulo Freire, colocar-se no mundo!

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!” (Paulo Freire).


Referências

Paulo Freire: o que diz a filosofia do educador brasileiro? – POLITIZE!

IMPARCIALIDADE É MITO: “Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?” – A CASA DE VIDRO