Sinprosasco na Rede

Aqui você encontrará matérias e artigos sobre o trabalho e visão política do Sinprosasco, publicados no jornal Portal Região Oeste e outros. Para ler o texto na íntegra, acesse o link disponível.

*

10/03/2020 – Portal Região Oeste – Educação
Publicada sentença de dissídio coletivo que dá vitória aos professores

O Tribunal Regional do Trabalho publicou na última quinta-feira, 05/03, a sentença completa do dissídio coletivo da Educação Básica, que determina reajuste salarial e todas as cláusulas da convenção coletiva de trabalho de professores em 2019 e 2020. As escolas têm até o dia 5 de maio para fazer o pagamento de diferenças salariais e reajuste, que são retroativos a 1º de março de 2019. Para continuar lendo, acesse aqui.

23/12/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Palavra do Presidente do Sinprosasco à categoria

Prezadas Professoras e Professores da região de Osasco, Carapicuíba, Barueri e Cotia, o Sinprosasco vem, por meio de seu Presidente, prestar contas das ações desenvolvidas durante o ano de 2019.

Iniciamos relatando a grande dificuldade de mobilização da categoria profissional exatamente pelo momento político e econômico que atravessamos, com um governo que pretende acabar com todos os direitos conquistados por meio de muita luta durante mais de cem anos. Para continuar lendo, acesse aqui.

06/12/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Retrospectiva 2019: ações do Sinprosasco em um ano marcado por lutas e protestos

O ano de 2019 está chegando ao fim, mas não se pode esquecer – e nem perder de vista – o quão intenso esses quase 365 dias foram para os professores, estudantes, sindicatos e demais categorias que militam em defesa da democracia, da educação e dos direitos trabalhistas. Para continuar lendo, acesse aqui.


29/10/2019 – Portal Região Oeste – Opinião
O que os ventos do Chile trazem de alerta para o Brasil?

Em 1982, o então presidente chileno, o ditador Augusto Pinochet, anunciou o programa de Privatização da Previdência Social do país. A grande inovação foi a introdução de um Sistema de Capitalização, no qual os trabalhadores deveriam depositar compulsoriamente pelo menos 12,5% de seus salários em contas individuais de capitalização; essas contas seriam administradas por empresas privadas, denominadas Administradoras de Fundos de Pensão (AFP), substituindo o sistema de repartição que era utilizado, obrigando todos os trabalhadores ativos do país a subsidiar os trabalhadores aposentados. Para continuar lendo, acesse aqui.

*
14/10/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Dia 15 de outubro é feriado?


O Dia do Professor se aproxima e com ele uma das grandes dúvidas dos professores da rede privada de ensino: afinal, dia 15 de outubro é ou não é feriado? Segundo o DECRETO No 52.682, DE 14 DE OUTUBRO DE 1963, esse dia é um “Feriado Escolar”, no qual “os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. Para continuar lendo, acesse aqui.

*
01/10/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Pesquisa do Sindicato denuncia arbitrariedades de escolas particulares

O professor da rede particular tem uma jornada de trabalho puxada e exaustiva. Raramente trabalha em apenas uma escola; muitas vezes também é funcionário na rede pública e está exposto diariamente a muitos desafios, cobranças e expectativas. Não à toa, ele aguarda as férias do mês de Julho com bastante entusiasmo e necessidade. Para continuar lendo, acesse aqui.

18/09/2019 – Portal Região Oeste – Opinião
Roberto Espinosa será homenageado em evento

Professores, estudantes, líderes sindicais e todos aqueles que acreditam e militam em defesa da democracia estão convidados a participar de uma singela homenagem ao companheiro de luta, o professor Antonio Roberto Espinosa, falecido há um ano. O encontro será no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, no próximo dia 28 de setembro, das 14h às 18h (Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino – Osasco). Para continuar lendo, acesse aqui.

*
16/08/2019 – Portal Região Oeste – Opinião
Professores na defesa da Educação: Campanha ‘Sindicalize-se’.

Você já deve ter ouvido a frase “O sindicato garante direitos. O professor garante o sindicato”. Essa máxima nunca foi tão urgente e pontual para a categoria. Para aqueles que têm acompanho as notícias nos jornais, está claro o quanto o atual governo tem criado barreiras aos sindicatos, na tentativa de enfraquecer sua ação e atuação. Isso deixa claro que “a sindicalização é a nossa resposta”, disse Celso Napolitano, presidente da Fepesp. Para continuar lendo, acesse aqui.

*
02/08/2019 – Portal Região Oeste – Economia e Negócios
Quem ganha com a descapitalização do FGTS?

Criado em 1966 como alternativa ao regime de estabilidade nos empregos, o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço transformou-se em direito constitucional, em 1988. No último dia 24/07, a medida provisória 889 deu início a um processo de mudança estrutural que altera a natureza e a vocação desse recurso e, aos poucos, pode criar um ambiente propício para a sua eliminação. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
21/06/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Violência nas escolas: Sinprosasco aponta problemas e números impressionantes

Uma Escola Estadual em Carapicuíba, na Grande São Paulo, ficou “famosa” recentemente ao protagonizar cena de violência e desrespeito cometida por alunos entre 12 e 16 anos contra uma professora de Português e Inglês. Tudo foi gravado por um celular e viralizou na internet. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
11/06/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Nesta sexta-feira, 14 de junho, não tem aula!

Por que devemos parar no dia 14 de junho?
Porque já demos o exemplo no dia 15 de Maio, quando realizamos a Greve Nacional da Educação contra a proposta da reforma da Previdência e cortes na educação pública. Também devemos parar porque no dia 30 de Maio os estudantes se organizaram e pararam, com o apoio dos sindicatos e movimentos populares, engrossando ainda mais nossa luta e nossa voz. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
23/05/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Canal direto com o Sinprosasco garante atendimento seguro ao professor

Para quem ainda não sabe, o sindicato é uma associação de trabalhadores que luta para defender os interesses e direitos de seus pares. O sindicato é ainda um órgão de classe que serve para fortalecer as ações de uma categoria, a fim de que a política que venha a ser colocada em prática não fragilize os direitos da classe representada. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
17/05/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Paralisação geral em 14 de junho

Balanço da greve nacional de 15 de maio; todos juntos para a paralisação geral em 14 de junho.

Os professores da rede pública e particular, os sindicatos e demais entidades de classe, os alunos e a sociedade como um todo estão de parabéns pelo resultado obtido na última quarta-feira, 15, na Greve Nacional da Educação. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
06/05/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Profissionais da Educação preparam Greve Nacional contra PEC da Previdência

Os profissionais da educação estão se organizando para uma Greve Nacional da categoria no próximo dia 15 de maio (quarta-feira) contra a proposta da reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para continuar lendo, acesse aqui.

*
26/04/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Vem para a rua no 1 de Maio contra a reforma da Previdência!

O Dia do Trabalhador é comemorado em mais de 80 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Portugal. Uma história de luta e derramamento de sangue em busca de melhores condições de trabalho e pelo fim de um regime de escravidão. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
13/04/2019 – Portal Região Oeste – Educação
O que significa a troca de ministro da Educação: melhora ou piora a situação?

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sinalizou na última sexta-feira, 05, que a permanência do então ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, seria decidida esta semana. Em analogia ao casamento, ele disse que ainda estava “noivo” do ministro e na próxima segunda poderia decidir manter a aliança na mão direita, passá-la para a mão esquerda ou colocá-la na gaveta. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
05/04/2019 – Portal Região Oeste – Opinião
55 anos de Golpe Militar. Não esquecer para não repetir

No último domingo, 31/03, o Brasil novamente se viu diante de uma divisão de opiniões e acirrou os conflitos entre a polarizada relação política e social em que nossa sociedade se encontra.

Discutir se houve golpe em 1964 e/ou se passamos por uma Ditadura não deve mais ser objeto de discussão, exceto é claro, para aqueles que renunciam as realidades históricas ou para quem jamais tenha se debruçado em livros e conhecido o mínimo de nosso passado, no que se refere a esse período. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
23/03/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Volta o debate sobre violência e segurança nas escolas

O massacre ocorrido na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano SP, completou uma semana na última quarta-feira, 20. O colégio foi reaberto na segunda-feira, 18, para funcionários, e ao longo da semana, estudantes e familiares que compareceram ao local foram recebidos com atendimentos especializados, rodas de conversa e atividades esportivas e artísticas. Para continuar lendo, acesse aqui.
*
14/03/2019 – Portal Região Oeste – Educação
Sinprosasco convoca professores para café e bate-papo sobre a Campanha Salarial

O Sinprosasco – Sindicato dos Professores de Osasco e Região – convoca os professores da educação básica para um café e bate-papo sobre os rumos da Campanha Salarial 2019, que acontecerá neste sábado, 16/03 às 8h30, em sua sede, em Osasco. Para continuar lendo, acesse aqui.
*