SESI/SENAI: professores em assembleia defendem a pauta da vida

Na assembleia de professores do Sesi/SP realizadas esta semana em todo o Estado houve unanimidade na aprovação de uma série de reivindicações que vão além da renovação ou aperfeiçoamento de cláusulas do seu acordo coletivo de trabalho: diante da situação crítica provocada pela pandemia do coronavírus e da volta às aulas precipitada determinada pelo governo estadual, as professoras e professores formularam uma ‘pauta pela vida’, com itens específicos à defesa de sua saúde e condições de trabalho diante da Covid-19.

O Sinprosaco convocou os professores que se reuniram na quarta-feira, 10, em dois horários. Mais de cem professores participaram ativamente da Assembleia e, além de aprovarem as propostas que foram apresentadas em conjunto com a Fepesp, deram sugestões de como melhorar a mobilização pela garantia de direitos da categoria.

As assembleias foram coordenadas pelos professores Onassis Xavier, presidente do Sinprosasco e Salomão Farias, secretário.

Entre as propostas está a da campanha pela renovação da Convenção Coletiva da Educação Básica e dos Acordos Coletivos de Trabalho no Sesi, Senai e Senac em São Paulo.

Além, é claro, da preservação da saúde dos profissionais de educação.

Outra proposta foi o pedido de que a categoria tenha 2 faltas abonadas para realização de assembleias.

As propostas da pauta pela vida foram apresentadas pelos sindicatos integrantes da Federação dos Professores de São Paulo-Fepesp, que nesta quinta-feira (11/02) foram reunidos em reunião virtual para consolidar os itens de pauta de reivindicações apresentados nas assembleias e consolidá-los em uma pauta unificada.

As medidas emergenciais da ‘pauta pela vida’ serão protocoladas nesta sexta-feira, dia 12, junto à direção do Sesi/SP. A pauta de reivindicações para a renovação do acordo coletivo será apresentada na primeira rodada de negociações prevista para ocorrer na semana de 22 de fevereiro.

Com informações da Fepesp.