O SINPROSASCO foi fundado em 1985, primeiramente como uma associação – a Associação Profissional dos Professores de Osasco, idealizada pelos professores Marcos Muller, Divalte Garcia, Maria José Favarão – a atual vereadora Mazé, e Antônio Osmar Orlandini. A ideia surgiu a partir da necessidade de que a base de Osasco fosse representada por uma entidade que lutasse pela classe trabalhadora, e não pendesse para o lado patronal.

O professor Divalte Garcia, considerado o patriarca do sindicato, deu início ao processo buscando filiados para a associação e, após reunião, deu entrada na documentação necessária junto ao Ministério do Trabalho, para que fosse concedida a carta Sindical, que foi liberada em 13/11/1986. Com ela, nasceu o Sindicato dos Professores de Osasco.

A primeira Diretoria do Sinpro contou com os seguintes nomes: Professora Mazé como presidente; Professor Antônio Osmar Orlandini como tesoureiro; e professor Marcos Müller, que posteriormente seria fiador do sindicato, como secretário geral.Como uma grata surpresa, o professor Divalte Garcia abriu mão de qualquer cargo e passou a atuar como “coringa”, uma pessoa que substituiria alguém caso fosse necessário e, sob tal condição, também teve uma atuação importantíssima.Com o passar dos anos, houve expansão da base territorial, e o SINPROSASCO passou a ter abrangência intermunicipal, representando também professores das redes privadas de Barueri, Carapicuíba e Cotia.Atualmente, junto a outros sindicatos, integra a FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo.

Em 2016 o SINPROSASCO irá completar 30 anos, construindo com uma história da qual toda a categoria deve se orgulhar.

Muitos foram os que contribuíram com a luta do Sinpro e, por meio dela, obtivemos reconhecimento, um grande acúmulo de experiências e a formação de importantes lideranças.
Plantões da Diretoria

Os Diretores do SINPROSASCO não estão dispensados de suas funções como professores e continuam ministrando aulas em suas respectivas escolas/faculdades, sobretudo porque é necessário conhecer os anseios, necessidades e deficiências da classe para melhor ajudar.

Para que você, professor, seja melhor atendido, solicitamos que marque atendimento por telefone. É importante marcar horário, pois o Diretor Sindical também realiza visitas às escolas para trabalho de base. Lembre-se de também levar todos os documentos relativos à questão que deseja esclarecer, para agilizar o atendimento.

Caso precise de atendimento jurídico, disponibilizamos um escritório de advocacia para dar todo atendimento e assistência que se fizerem necessários.

OBS: em janeiro/2016 a subsede de Cotia foi desativada.

Cidades atendidas pelo Sinpro Osasco e região

mapa