Pandemia impulsiona mercantilismo na Educação

Venda de colégios em SP alimenta negócios na Educação

DA FOLHA DE SÃO PAULO

A LIT Capital Group anunciou na terça-feira, dia 24, a aquisição do Colégio Palmares e da Escola Equilíbrio. As duas operações marcam a entrada da empresa de investimentos no mercado de educação em São Paulo.

Considerando aquisição e novos investimentos, o grupo deve aplicar mais de R$ 150 milhões nas duas escolas neste primeiro ano.

O grupo afirma que planeja novas aquisições em 2021 e está em negociação com dois outros grupos educacionais.

Fachada do Colégio Palmares, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). (07.02.2007). – Lalo de Almeida/Folhapress

“Quanto à linha pedagógica, como as duas escolas já têm um forte e reconhecido projeto pedagógico, a LIT vislumbra preservá-lo e incorporar modernizações quanto à ‘edutech’ e o bilinguismo. Para realizar o intercâmbio de expertise e replicar as ‘best practices’ do mercado global, a empresa está negociando uma parceria com um grupo internacional da área de educação”, diz a empresa.

De acordo com Guto Dobes Filho, presidente do braço de educação da LIT Capital Group, a rede Evolua, a empresa buscava instituições de referência para aquisições.

“A Equilíbrio tem 36 anos de história, e a Palmares, 45 anos. Em ambos os casos, são histórias de sucesso e o processo de negociação foi muito positivo. Esperamos poder contribuir com a nossa experiência e solidez na área da educação, seja no regulatório, seja na operação, para fazer estas duas marcas ainda mais relevantes” afirma o executivo.

Dobes Filho cita a consolidação recente do setor, que ainda segue bastante pulverizado e com oportunidades para novos negócios.

Em fevereiro, o Grupo SEB anunciou a aquisição de 70% da operação global da franquia de escolas bilíngues Maple Bear, de origem canadense. Em setembro, grupo Ser Educacional anunciou a compra da operação da americana Laureate, dona de Anhembi Morumbi, FMU, UnP e Uniritter, no Brasil.