Professor(a), grave sua aula em casa usando este manual – aprenda como fazer

Professor(a), grave sua aula em casa usando este manual – aprenda como fazer

Um grupo de antropólogos, cineastas, escritores, jornalistas, designers e animadores reunidos no laboratório digital cozinhalab.com, de São Paulo, resolveu dar uma mão aos professores dedicados em produzir conteúdo para suas aulas on-line neste período de paralisação de aulas presenciais de combate à disseminação do novo Coronavírus.

Thiago Carvalhaes e Betina de Tella, do CozinhaLab, resumiram o passo-a-passo da produção de vídeos, pensando na professora e no professor fechados em casa e com alunos esperando do outro lado da internet.

O resultado foi um Pequeno Manual Audiovisual para Professores’ – que é pequeno no nome e número de páginas, mas é enorme e completo em informações, técnicas, dicas de programas, sites e equipamentos para produzir uma aula em vídeo bem acabada.

“Esse é um documento escrito para ajudar professores que, nesse momento de pandemia, precisaram encarar a realidade do ensino a distância e gravação de vídeos em casa”, dizem os organizadores do manual.

“São dicas e sugestões de ferramentas e equipamentos acessíveis. É um documento aberto a comentários, tanto para entender melhor a demanda dos professores quanto para colaborações de profissionais do audiovisual”.

O Pequeno Manual Audiovisual para Professores, completo, está aqui

Leia Também:
Movieco oferece cursos de Atendimento Terapêutico Social gratuitos on-line
Artigo: O trabalho brutal de professores em uma quarentena sem folga

Audiovisual leva tempo – “Vale lembrar que a realização de material audiovisual é um trabalho em si. É importante entender que um professor trabalha muito mais horas para elaborar e gerar um trabalho audiovisual, seja gravado ou mesmo ao vivo – porque o planejamento e fazer audiovisual demandam tempo. Se essa se tornou a sua realidade, por necessidade ou interesse, vamos cuidar para ter equilíbrio (gestores, inclusive) e não chegar em uma situação de estafa de tempo ou exploração emocional”.

O pequeno manual tem 66 páginas com técnicas de som, iluminação, enquadramento e edição de vídeos, com indicação de equipamentos básicos como a câmera do seu celular, microfones, programas de edição sem custo, como converter seu vídeo para Whatsapp, banco de músicas (trilhas) com direito autoral liberado e exemplos de material acabado para inspirar o iniciante. Como adendo, o manual ainda traz indicações de sites para videoconferência gratuitos, com os prós e contras de cada um e como acessá-los.

A distribuição do manual é permitida pelo sistema CreativeCommons de compartilhamento permitido para uso não comercial.

Resumo no início – O manual é apresentado em duas partes. Começa com um ‘resumo para quem tem pressa’, e  segue pelo detalhamento das técnicas, com um monte de links para sites úteis e uma dica preciosa: “Ao planejar sua carga horário de trabalho [para a produção], reserve mais horas do que costumava reservar para planejar aulas anteriormente.

Clique aqui para baixar o manual.

Para saber mais, acesse aqui.

Fonte: Fepesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×