‘Resgate da missão docente’

‘Resgate da missão docente’

A segunda noite do Seminário “O futuro da Carreira docente” aconteceu na sexta-feira, 16, por meio da plataforma virtual google meet e reuniu cerca de 65 participantes.

O evento teve início com a palavra de boas vindas proferida pelo professor Onassis Xavier, presidente do Sinprosasco e foi mediado pelo professor Salomão Farias, secretário.

Heinrich Fonteles, professor e formador educacional proferiu uma palestra sobre “Resgate da Missão Docente” e falou sobre a desvalorização do professor e os caminhos a serem seguidos, sobretudo diante do avanço da tecnologia e o uso de mídias digitais nas escolas.

O professor, que também é coaching, responsável pelo Blog help Study Life Coaching começou sua fala comentando sobre a desvalorização do professor. “Existe uma desvalorização histórica e a precarização do trabalho docente”, disse ele e trouxe dados de valores reais dos salários docentes ao longo das décadas no Brasil.

Em setembro deste ano, o site Rede Brasil Atual publicou uma reportagem em que comenta o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um relatório publicado em 8 de setembro de 2020. Os dados mostram que a remuneração dos professores no Brasil é bem mais baixa do que a média dos países membros da organização. No caso dos professores do ensino médio, por exemplo, o salário recebido é quase a metade da média paga pelos demais integrantes da OCDE. 

O estudo, que envolveu 38 países membros e outros oito convidados, como o Brasil, faz a comparação calculada em dólares pela paridade do poder de compra. Nesse caso, um docente do ensino médio ganha por ano o que seria equivalente a U$S 25.966, enquanto a média praticada pelos membros da OCDE é de U$S 49.778.

Cultura digital

Sobre as novas modalidades de ensino, ele recordou que a escola é a certificadora de competências e responsabilidades. “É importante pensarmos sobre o ato pedagógico na educação à distância. Se a escola precisa rever a prática, nós também precisamos”, disse Fonteles.

Outro tema tratado durante a palestra foi a desconstrução da imagem de um professor inovador. “É preciso propor, estar engajado dentro de uma entidade que nos proteja, nos ajude e nos valorize”, disse o Palestrante.

Os participantes relataram  as dificuldades do ensino online, bem como estratégias e experiências bem sucedidas durante o período de isolamento social causado pela pandemia e as aulas online.

O Professor Alexandre Tavares falou sobre a iniciativa que tomou com seus alunos do Papo de Quinta-feira. “Percebi que eles estavam muito cansados de uma rotina de teoria e apostila e resolvi propor um dia pra gente conversar sobre filmes, livros, sobre nosso dia a dia. A participação nas aulas, depois disso, melhorou consideravelmente”, disse o Professor.

“Acho que seria interessante discutir o papel da educação na sociedade, o que se espera da educação na sociedade de classes.. Porque, se não soubermos realmente o papel da educação, podemos lutar contra inimigos idealizados e não os reais. Vamos lembrar da frase do Darcy Ribeiro: ‘a crise na educação não é crise , é projeto’, ou seja, a educação faz o que se espera que ela faça”, disse Nelson Arbach, um dos participantes do evento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO CLICANDO AQUI

No fim do evento, houve sorteio de brindes para convidados e professores filiados. Confira abaixo a lista dos ganhadores:

Vouchers de livros para convidados

1. Patrícia Cristina Novaes Cavalcante

2. Valdirene de Almeida Morais de Souza

3. Andreia Hipolito

Voucher para casal –  jantar no Armazém 1400

1.Vanessa Alves da Hora

2. Nadine Vogel

3. Thiago Barroso Faria

4. Ana Silvia de Morais Reis Martins

5. Elisabete Andrade

6. Fabiana Soares Abreu de Souza

7. Maria Rosana de Moura Jurema

Vouchers de livros para professores filiados

  1. Maria Rita Gomes da Conceição
  2. Érica Bartoletti Seriacopi
  3. Mônica Cristina Silva de Jesus
  4. Ricardo Bandeira
  5. Claudio Renato Paes
  6. Kássia Mendes Ferreira Lima
  7. Elaine Liorent
  8. Patrícia Amorim da Silva
  9. Marco Aurélio Moreira Passos
  10. Eliane Aparecida Costa

Para retirar o voucher, o professor deve entrar em contato com o Sinprosasco pelo telefone (11) 2284-7400 ou pelo e-mail: sinprosasco@sinprosasco.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×