Conselho de Entidades Sindicais (Consind) define agenda de mobilização para as Campanhas Salariais 2024

Conselho de Entidades Sindicais (Consind) define agenda de mobilização para as Campanhas Salariais 2024

Foi realizado no último sábado, 20/01, na Sede do SinproSP, o Conselho de Entidades Sindicais (Consind) que compõem a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP).

O principal foco do evento foi o planejamento para atuação das entidades em 2024 e a preparação para as Campanhas Salariais, com propostas de organização das assembleias e estratégias de mobilização da categoria. O Sinprosasco esteve representado pelos diretores Salomão Farias, Onassis Xavier e José Renato Pozzobon.

O debate destacou a importância da Federação para a atuação das entidades sindicai realizando o papel de aglutinador dos sindicatos, representando os sindicatos nas negociações com o Sindicato Patronal, oferecendo um atendimento jurídico e de divulgação da imprensa das entidades em nível estadual. Isso reforça a unidade das reivindicações e fortalece a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da rede particular de educação, identificando e reconhecendo as particularidades de cada região, permitindo a construção de pautas que atendam aos interesses de toda a diversidade do Estado de São Paulo.

O conselho definiu um cronograma de Assembleias para elaboração da Pautas de Reivindicações, considerando as especificidades de que cada segmento. A tarefa agora é pautar nas negociações as cláusulas mais importantes para a categoria, reforçando a necessidade de avançarmos ainda mais nos nossos direitos, sem nenhum retrocesso.

Vale destacar o papel da imprensa dos sindicatos em consonância com a imprensa da Fepesp, hoje feita pela Agencia Sindical para que a mobilização tenha êxito. Também é fundamental que a categoria se empenhe nesta luta.

Neste ano, o segmento Sesi/Senai deve discutir todas as cláusulas de seus Acordos Coletivos, o que exige um empenho ainda maior da categoria nesta mobilização. Já no início de fevereiro, serão realizadas assembleias deste segmento, com direito a ponto abonado, para elaboração da Pauta de Reivindicações que será a direção do Sesi/Senai. É um momento crucial para a categoria e por isso a participação ativa de todos os professores e professoras é decisiva para a garantia dos direitos.

Os demais segmentos (Educação Básica, Ensino Superior e Senac) também terão Assembleias importantes ao longo do mês de fevereiro. Fique atento às redes sociais e aos informes do Sinprosasco, convoque seus colegas e participe desse momento tão importante para a categoria. As Assembleias podem incorporar na pauta de reivindicações demandas essenciais para a categoria que poderão ser integradas às Convenções Coletivas.

Por isso é fundamental que a categoria esteja mobilizada e participe ativamente de todo o processo das Campanhas Salariais, pois só assim as entidades sindicais poderão ter força nas negociações com os patrões e conquistar ainda mais direitos para a categoria.

Mantenha-se informado e converse sempre com seus colegas. Nossa união é fundamental para a nossa força coletiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×