Depois de colocar robôs para ensino, Laureate demite 120 professores

Após passar a utilizar um software de inteligência artificial para a correção de atividades dos alunos, a rede educacional Laureate demitiu nesta quarta-feira (13) cerca de 120 professores dos cursos de graduação na modalidade de educação a distância.

Um dos maiores grupos educacionais com atuação no ensino superior do país, a Laureate tem mais de 200 mil alunos em 11 instituições, entre elas FMU, Fiam-Faam e Anhembi Morumbi. Em seu site, a rede diz ter a “visão de tornar a educação de qualidade mais acessível”.

Nos últimos anos, o principal investimento da rede para ampliar o número de estudantes tem sido a expansão de cursos EAD , que têm mensalidades mais baratas que asos cursos presenciais, com um valor médio de R$ 150.

Os professores foram informados nesta quarta sobre as demissões, com a justificativa de que o grupo está reestruturando o formato dos cursos a distância.

“Fui acessar o sistema pela manhã para começar a atender os alunos, mas minha senha estava bloqueada. Enquanto tentava resolver, entraram em contato e me avisaram da demissão”, contou uma professora, que pediu para não ser identificada.

Segundo a docente, eles foram comunicados de que não haverá mais o cargo de professor para cursos a distância. Para essas graduações serão contratados tutores, ou será aproveitado o quadro dos cursos presenciais.

Celso Napolitano, presidente da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), disse que a rede também informou ao sindicato que as demissões fazem parte de um plano de reorganização da modalidade a distância.

“Como eles já estão usando esses robôs para a correção, precisam de menos profissionais. Podem usar os professores dos cursos presenciais para isso, já que as novas regras do Ministério da Educação permitem essa simbiose”.